PROPOSTA PEDAGÓGICA

A proposta Pedagógica da Creche Menino Jesus de Praga fundamenta-se no PROEPRE (Programa de Educação Infantil e de Ensino Fundamental), apoiando-se na Psicologia Genética de Jean Piaget, que considera os estágios de desenvolvimento, a construção do conhecimento e ainda, a teoria sócio-interacionista de Lev Vygotsky, fundamental para o pleno desenvolvimento da formação pessoal e social e tem por finalidade, promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças nos aspectos cognitivo, afetivo-emocional, sócio-moral e físico-motor.

Assim, apoiada nos princípios da psicologia do desenvolvimento, reconhece a real importância das fases iniciais da vida do ser humano, visto que a formação da personalidade é fruto de um longo processo de construção, que nesses períodos tem seu início e alicerce. Optamos por uma proposta pedagógica que privilegia a criança como um ser em desenvolvimento contínuo e progressivo, protagonista de seu conhecimento, interagindo com o meio ambiente, priorizando as habilidades individuais, sem, contudo, desconsiderar seus conhecimentos prévios e as diversidades.

A efetivação da proposta pedagógica ocorre por meio do processo de adaptação e integração das crianças, pelo planejamento anual, com objetivos específicos por turma e projetos sócio-pedagógicos que incluem atividades e brincadeiras livres e dirigidas. A creche proporciona ainda projetos temáticos em datas comemorativas, passeios sócio-culturais, recreativos e de lazer.

Os conteúdos pedagógicos são trabalhados de acordo com a fase de desenvolvimento da criança, através do ato de brincar, exploração do objeto e experiências de tentativa e erro, desenvolvendo integralmente a criança em seus aspectos sócio-culturais, cognitivo, lógico-matemático, perceptivo motor, afetivo emocional e biológico.

A proposta pedagógica cria condições (físicas e humanas) que garante o brincar, de fato e de direito, pois a creche, acredita que esse é o caminho pelo qual a criança aprende e se relaciona com o mundo. Brincar é a especificidade da criança e é também, seu meio de comunicação.

DATAS COMEMORATIVAS (ACONTECEM ATIVIDADES SOCIO-PEDAGOGICAS):

Carnaval, Páscoa, Dia do índio, Dia do Livro Infantil, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Dia do Folclore, Dia do Soldado,Dia das Crianças, Dia do Professor, Dia da Bandeira, Formatura, Natal